quarta-feira, 25 de março de 2009

REVIVENDO CARNAVAIS: CARNAVAL 1997

Como o tempo voa, Carnaval de 1997, 12 anos atrás! A Doca voltava a ser palco do Carnaval de Belém. Exatamente às 19h, o desfile oficial começaria com as escolas do, então Grupo B (Grupo 2).

Por volta das 22h entraria na Avenida a primeira escola do Grupo A, o Bole-Bole. A Agremiação guamense entraria na avenida com o inesquecível enredo dos "Poetas Imortais", homenageando os integrantes da Academia Paraense de Letras.

bolebole97

Com um lindíssimo Abre-Alas que tinha três serpentes verdes que saíam do meio da vegetação amazônica. A bateria vestida com túnicas azuis foi o grande diferencial daquele desfile.

O belo samba composto por Vetinho e Macaréu foi interpretado pelo astro paraense da época, Marco Monteiro.

A escola passou muito bem e ficaria em 4º lugar naquele ano.

Em seguida entraria na Avenida a Mocidade Olariense, única representante do distrito de Icoaraci. Imortalizada pela voz de Xaxá, a azul e branca também fez um bom desfile e ficaria na modesta 6ª colocação.

olariense97

A terceira escola a entra na Doca seria a Escola de Samba da Matinha, a coruja dourada faria um desfile apagado e amargurou a última posição apesar de não ter havido rebaixamento naquele ano.

matinha97

A quarta da Noite seria, para muita euforia da torcida na arquibancada, os Acadêmicos da Pedreira. Puxado pela voz ímpar do carioca Rico Medeiros, o gavião real traria a história de Rui Barata para a Avenida. Versos marcantes: "Foi assim, se não te foste de mim..." A escola ficaria em 3º lugar.

Depois a única representante do Telégrafo, nada menos que a tradicional A Grande Família, entraria na avenida homenageando o carnaval. Na voz do eterno Théo Pérola Negra, o jamelão do telégrafo. Um bom desfile, o suficiente para ficar em 5º lugar.

agrandefamilia97

Para tremer a arquibancada, entraria a penúltima escola da noite. O Rancho Não Posso Me Amofiná mais uma vez viria com muito luxo, exaltando os cantores do norte. Na voz de Dito, a escola já desfilaria à luz do dia e sagraria-se Campeã do Carnaval. "Vou viajar, vou de barquinho navegando até Paris"

Já com muito sol iluminando a Doca, entraria a última escola - O Império do Samba Quem São Eles. Um belíssimo desfile levaria o vice-campeonato pra escola. Na voz do inigualável Fernando Gogó de Ouro, a escola fecharia o desfile quase 9h da manhã.

quenzao97

VEJA OS DADOS RESUMIDOS DO CARNAVAL DE 1997:

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO A

CLASSIFICAÇÃO FINAL

BOLE BOLE 1º RANCHO
MOCIDADE OLARIENSE 2º QUEM SÃO ELES
MATINHA 3º ACADÊMICOS DA PEDREIRA
ACADÊMICOS DA PEDREIRA 4º BOLE BOLE
A GRANDE FAMILIA 5º A GRANDE FAMILIA
RANCHO 6º MOCIDADE OLARIENSE
QUEM SÃO ELES 7º MATINHA
  Campeã do Grupo B: Embaixada do Samba Império Pedreirense

Vice-campeã: Academia Jurunense

sexta-feira, 20 de março de 2009

NA CORTINA COM JEAN NEGRÃO

Sabemos que o Carnaval de Belém gira em torno de muita polêmica. E nada melhor do que trazer uma figura polêmica, carnavalesco campeão pela Embaixada em 2009 – NA CORTINA COM JEAN NEGRÃO!

jrnegrao

CORTINA: Jean, como começou sua carreira de carnavalesco?

JEAN: Bem em um projeto da prefeitura municipal em que eu dava aulas de figurino. Lá eu comecei a criar a partir das aulas de desenho que tive com Claudio Rego, na época ele era carnavalesco do Rancho.

CORTINA: Qual foi sua primeira experiência como carnavalesco de uma escola de samba?

JEAN: Bem, foi hilário, foi logo em três escolas! (risos) Matinha no Grupo A*, Mocidade Botafoguense no Grupo B e no carnaval do Grupo Especial de Icoaraci, pela Unidos da Baixada. A Matinha ganhou o título e passou para o Grupo Especial, a Botafoguense ficou em terceiro e em Icoaraci fomos campeões também.

*Até 2007 os Grupos do Carnaval de Belém eram divididos em: Grupo Especial, Grupo A e Grupo B, atualmente Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3, respectivamente.

CORTINA: Em que ano você entrou na Embaixada do Samba Império Pedreirense?

JEAN: Em 2003. Trabalhei junto com o carnavalesco Alexandre Costa no enredo "Chama Verequete" no qual levamos o título daquele ano! Mas como carnavalesco oficial foi esse ano.

CORTINA: Conte-me um pouco da sua trajetória no carnaval como carnavalesco.

JEAN: Primeiramente sou um artista. E como todo artista tem amor em seu trabalho. Nunca bati no peito e saí gritando “Eu sou escola tal”. Sou sempre a escola que eu faço. Minha paixão é somente o carnaval.

CORTINA: Sobre o carnaval 2009 do Império Pedreirense. Como foi a movimentação da escola até o dia do desfile? Houve muitos arrastões, apresentações artísticas?

JEAN: Sim até porque nos apresentamos até em enterro de cachorro para divulgar a escola! Ao contrário do que o povo pensa o bairro da Pedreira não é muito amante do carnaval de rua.

Para deixar a Embaixada na boca do povo tive que dar para ela uma nova cara, uma cara de uma escola mais simpática com seu povo, mais comunitária e uma escola com uma proposta inovadora em relação a carnaval.

CORTINA: Você acredita que o trabalho deu certo? De alguma forma fez os pedreirenses gostarem mais de sua escola ?

JEAN: O título está ai pra provar que sim (risos), mas o que falta para os carnavalescos é compreender que o carnaval somente com luxo e sem criatividade é sem graça. Agora você vê pelas ruas a movimentação e os ‘buchixos’: "como será que vem ano que vem? Acho que vai ganhar de novo!" Isso é legal de ouvir. Comprova que a proposta de uma nova Embaixada deu certo.

CORTINA: Jean, perspectivas para o enredo 2010 da embaixada.

JEAN: O povo pode esperar mais novidades, principalmente nos quesitos. Estou tornando os quesitos da Embaixada, quesitos conceituais, performáticos. Falarei do carimbó de uma forma super diferente do que o povo espera. Darei ares de grandiosidade pra esta manifestação que resume com propriedade a cultura paraoara.

CORTINA: Jean, muito obrigado pela entrevista, a CORTINA CARNAVALESCA estará sempre aberta para qualquer item que venha contribuir para o nosso carnaval. Deixe uma mensagem final nossos leitores amantes de carnaval:

Se a alegria é energia e energia é luz porque não fazer do carnaval uma festa muito mais luminosa onde todos deixem de lado as arrogâncias e se ajudem para manter vivo este amor que pulsa ano a ano em nossos corações pela nossa majestade o carnaval?

ALÔ BELÉM! ALÔ CARNAVAL PARAEEEENSE!

quarta-feira, 18 de março de 2009

NA CORTINA COM ANA FLÁVIA

Como todos sabem, o Alegria-Alegria foi o grande campeão do Grupo 2 do carnaval de Belém com o enredo que homenageou o escritor Paes Loureiro. E para falar disso ninguém melhor que alguém da escola. Com vocês: NA CORTINA COM ANA FLÁVIA, porta-bandeira da escola deste ano.

PBAlegria-AlegriaAna Flávia e Bené 

CORTINA: Como foram os preparativos do Alegria-Alegria. Houve muitos arrastões? A comunidade da condor se fez presente nos ensaios?

ANA FLÁVIA: Olha os preparativos do Alegria como todo ano é bem participativo todo mundo trabalha. Quanto aos arrastões este ano tivemos apenas um que foi no ensaio geral na condor! Isso foi por causa do fórum social mundial que mudou os planos de muita gente.

CORTINA: Depois do desfile, você acreditava no possível título do Alegria-Alegria?

ANA FLÁVIA: Como muito esforço sim. Eu e o Bené (mestre-sala e seu esposo) tínhamos uma missão que seria de levar o Alegria-Alegria ao Grupo 1 do carnaval de Belém. Graças à Deus conseguimos!

CORTINA: Depois que saiu o resultado, qual foi a repercussão na Aldeia uma vez que todos esperavam o título de escolas como a Academia Jurunense e a A Grande Familia?

ANA FLÁVIA: Eu posso te dizer que a galera da Condor estava bastante confiante. Então quando saiu o resultado - poxa - foi uma festa só! Não pelo fato dos comentários, mas o alegria passou muito bem! Lógico, sou suspeita em falar, mas tava lindo.

CORTINA: Quais suas Expectativas para 2010?

ANA FLÁVIA: Bom, espero que ela venha com um bom enredo para brigar com outras escolas de nome e não apenas fazer número.

CORTINA: Obrigado Flavinha Alegria, com você é chamada lá na escola (risos). A Cortina Carnavalesca desde já deseja boa sorte à você e que o Alegria-Alegria seja bem vindo ao Grupo 1 do carnaval de Belém!

Embaixada 2010 - Agora é oficial

Embaixada2

Para a atual campeã do carnaval de belém, a Embaixada do Samba Império Pedreirense, a corrida para o carnaval 2010 já começou! De forma oficial, o carnavalesco da escola - Jean Negrão - anunciou o novo enredo "O CARIMBÓ NÃO MORREU QUE SEJA ETERNO DE VEZ, O CARIMBÓ NUNCA MORRE QUEM CANTA O CARIMBÓ SOU EU!" com isso a escola representante da Pedreira terá nada menos que 11 meses de preparação focada ao novo tema. Promete?

A justificativa do enredo já foi anunciado pelo blog.

terça-feira, 17 de março de 2009

REVIVENDO CARNAVAIS

Carnaval de 2007. Um fato curioso acontece, depois do carnaval sobrio de 2006 onde as principais escolas de samba de belém decidiram não desfilar por questões politico-econômica, pela primeira vez na história do carnaval paraense o Grupo 1 seria formado por 14 agremiações divididas em dois dias de desfile.

Isso se deu por uma decisão racional, uma vez que pelo regulamento normal as agremiações Rancho, Quem São Eles, Bole-Bole, Tradição Guamaense, Acadêmicos da Pedreira, A Grande Família e Mocidade Olariense deveriam ter sido rebaixadas para o Grupo 2 por desclassificação. Grupo 2 com todas essas agremiações de uma vez? Com certeza seria bem mais interessante que o Grupo 1. Para não ser injustos com as outras agremiações, juntou-se as escolas tradicionais de belém mais as que tinham conseguido seus acessos para o Grupo 1.

A ordem do desfile de 2007 do Grupo 1 na Aldeia Cabana foi a seguinte:

Sexta-Feira - 16/02/2007 Sábado 17/02/2007
Mocidade Unida do Benguí Coração Jurunense
Academia Jurunense Matinha
Xodó da Nega Mocidade Olariense
Acadêmicos da Pedreira Bole-Bole
Deixa Falar Império Pedreirense
Quem São Eles A Grande Família
Tradição Guamaense Rancho

 

Ao final daquele desfile maravilhoso, mesmo debaixo da chuva como já é tradicional em belém, o resultado final veio conforme o regulamento previa. Das 14 escolas, sete permaneceriam no Grupo 1 e as outras 7 passariam para o Grupo 2.

AbraalasXodó2007

A vitória ficou para o Rancho que na época contou a história da manga. Surpresas apareceram como o Rebaixamento do Acadêmicos da Pedreira.

sábado, 14 de março de 2009

O CARIMBÓ NÃO MORREU QUE SEJA ETERNO DE VEZ O CARIMBÓ NUNCA MORRE QUEM CANTA O CARIMBÓ SOU EU!

imperiopaint

Embaixada do Samba Império Pedreirense

Esse é o Enredo para o Carnaval 2010 da atual Campeã, Embaixada do Samba Império Pedreirense. Foi anunciado de forma não-oficial na comunidade das Escolas de Samba de Belém-PA no Orkut. Abaixo segue uma breve justificativa do Enredo:

Mais do que uma dança, mais do que somente um ritmo, mais do que uma simples condescendência folclórica, na verdade é o retrato de um povo, o cartão de identidade de uma região, sua assinatura transformada em fato folclórico, todo um cenário é montado para que sua excelência o carimbó de fato represente o povo paraense em toda a sua majestade, como disse o poeta a alma do povo é imperial, e é como porta voz do povo que a embaixada que é império vem desfilar o carimbó como um dos maiores exemplos da riqueza cultural paraense, agora será elevado a categoria de patrimonio universal, e vem ao plenário da avenida mostrar todo o seu valor.

 
Vamos explorar na aldeia, personagens, cores, sabores e fatos, que ilustram séculos de histórias, algumas vezes engraçadas, algumas vezes trágicas, mas acima de tudo paraenses, mas não xenofobistas, sim universais, como o ritmos dos tambores e o brilho dos suores que escorrem desse povo que sua trabalhando e depois torna a suar dançando entre borboletas do mar e muiraquitãs sedutores, tão sedutores quanto esse fato chamado carimbó, onde quadris e mãos se entrelaçam em um abraço que aperta e abre caminho para as intimidades, para as caricias em peles morenas como o jambo, desfazendo cabelos perfumados com o patichuli, esse clássico do ballet paraoara vem emprestar para o samba seus pliês e seus fuertês em giros que pecorrem o mundo encantando e tornando a seduzir até nos invernos mais rigorosos da europa, enchendo das cores e das flores tropicais esse mundo que mais do que nunca precisa rever seus valores e fazer valer de fato seus patrimonios de amor e de expontaneidade. Afinal, o carimbó não morreu, ele nunca morre porque o carimbó somos nós.

sexta-feira, 13 de março de 2009

NA CORTINA COM PRETINHA

"NA CORTINA" é um quadro de entrevistas com personalidades simples e importantes para o nosso carnaval. Pessoas que movimentam e de alguma forma contribuem para que o maior espetáculo da Terra aconteça. E estreiando: NA CORTINA COM PRETINHA, personalidade do Rancho Não Posso Me Amofiná.

pretinha

 

 

 

 

 

Pretinha e sua mãe

CORTINA: Pretinha, desde quando começou sua paixão pelo Carnaval e pelo Rancho ?

PRETINHA: Desde criança. Pois eu nasci e passei toda minha infância no Jurunas. Minha mãe sempre me levava nos bailes infantis nós, minha família em geral, nunca deixamos de voltar ao bairro, já que deixamos vários amigos lá.
Lembro-me que sempre quando o Rancho vencia, minha mãe e minhas tias me levavam para a sede para comemorarmos. Essa paixão pelo Rancho vem de avó pra mãe, agora tá em mim... (risos)

CORTINA: Quando foi a primeira vez que você saiu no Rancho?

PRETINHA: Ai! Nem lembro. Não lembro exatamente a idade que eu tava, mas faz um tempão. Eu acho até que saí vestida de bailarina, eu era criança ainda.
Olha, eu lembro que no ano do samba "Amanheceu" foi a primeira vez que a minha mãe me levou pra ver o Rancho desfilar. Foi em 1985, se não me engano.

CORTINA: Qual foi seu carnaval inesquecível ?

PRETINHA: Vários anos, para mim, tornaram-se inesquecíveis. Esse ano me emocionei muito, mas não tenho um ano inesquecível, em especial.

CORTINA: Dizem que toda passista sonha ser rainha da bateria, você também tem esse sonho ?

PRETINHA: Eu não sou passista. Sambo assim, "na manha" (risos). Mas eu tenho vontade sim, muita vontade de apresentar a minha, amada Bateria, na avenida e fazer uma coisa bem diferente das que estão sendo feitas.

CORTINA: Uma mensagem para os leitores do nosso blog:

PRETINHA: Agradeço o convite de poder mostrar às pessoas meu grande amor pelo Rancho. Quero dizer também à todos os Belenenses que deem mais valor ao carnaval de Belém, às escolas de samba, à comunidade de seu bairro, para quem sabe nós possamos ter, novamente, um dos melhores carnavais do Brasil. Vamos participar!

CORTINA: Obrigado Pretinha por nos conceder essa entrevista, a equipe da CORTINA CARNAVALESCA vai estar sempre à disposição de você e de qualquer um que deseja de alguma forma contribuir com o carnaval paraense.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Tradição Guamaense e Quem São Eles!

Este ano algo inusitado aconteceu, durante a votação de premiação da melhor Bateria 2009 segundo os internautas tivemos um empate técnico entre Tradição Guamaense e Quem São Eles !! A equipe do blog decidiu ofertar o prêmio virtual para as duas escolas!

Parabéns à Tradição Guamaense e Quem São Eles - Melhores Baterias de 2009 !