quarta-feira, 25 de março de 2009

REVIVENDO CARNAVAIS: CARNAVAL 1997

Como o tempo voa, Carnaval de 1997, 12 anos atrás! A Doca voltava a ser palco do Carnaval de Belém. Exatamente às 19h, o desfile oficial começaria com as escolas do, então Grupo B (Grupo 2).

Por volta das 22h entraria na Avenida a primeira escola do Grupo A, o Bole-Bole. A Agremiação guamense entraria na avenida com o inesquecível enredo dos "Poetas Imortais", homenageando os integrantes da Academia Paraense de Letras.

bolebole97

Com um lindíssimo Abre-Alas que tinha três serpentes verdes que saíam do meio da vegetação amazônica. A bateria vestida com túnicas azuis foi o grande diferencial daquele desfile.

O belo samba composto por Vetinho e Macaréu foi interpretado pelo astro paraense da época, Marco Monteiro.

A escola passou muito bem e ficaria em 4º lugar naquele ano.

Em seguida entraria na Avenida a Mocidade Olariense, única representante do distrito de Icoaraci. Imortalizada pela voz de Xaxá, a azul e branca também fez um bom desfile e ficaria na modesta 6ª colocação.

olariense97

A terceira escola a entra na Doca seria a Escola de Samba da Matinha, a coruja dourada faria um desfile apagado e amargurou a última posição apesar de não ter havido rebaixamento naquele ano.

matinha97

A quarta da Noite seria, para muita euforia da torcida na arquibancada, os Acadêmicos da Pedreira. Puxado pela voz ímpar do carioca Rico Medeiros, o gavião real traria a história de Rui Barata para a Avenida. Versos marcantes: "Foi assim, se não te foste de mim..." A escola ficaria em 3º lugar.

Depois a única representante do Telégrafo, nada menos que a tradicional A Grande Família, entraria na avenida homenageando o carnaval. Na voz do eterno Théo Pérola Negra, o jamelão do telégrafo. Um bom desfile, o suficiente para ficar em 5º lugar.

agrandefamilia97

Para tremer a arquibancada, entraria a penúltima escola da noite. O Rancho Não Posso Me Amofiná mais uma vez viria com muito luxo, exaltando os cantores do norte. Na voz de Dito, a escola já desfilaria à luz do dia e sagraria-se Campeã do Carnaval. "Vou viajar, vou de barquinho navegando até Paris"

Já com muito sol iluminando a Doca, entraria a última escola - O Império do Samba Quem São Eles. Um belíssimo desfile levaria o vice-campeonato pra escola. Na voz do inigualável Fernando Gogó de Ouro, a escola fecharia o desfile quase 9h da manhã.

quenzao97

VEJA OS DADOS RESUMIDOS DO CARNAVAL DE 1997:

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO A

CLASSIFICAÇÃO FINAL

BOLE BOLE 1º RANCHO
MOCIDADE OLARIENSE 2º QUEM SÃO ELES
MATINHA 3º ACADÊMICOS DA PEDREIRA
ACADÊMICOS DA PEDREIRA 4º BOLE BOLE
A GRANDE FAMILIA 5º A GRANDE FAMILIA
RANCHO 6º MOCIDADE OLARIENSE
QUEM SÃO ELES 7º MATINHA
  Campeã do Grupo B: Embaixada do Samba Império Pedreirense

Vice-campeã: Academia Jurunense

Nenhum comentário:

Postar um comentário